Você é uma pessoa tímida? Sente
algum desconforto em um lugar onde não conheça ninguém? É difícil para você
iniciar uma conversa qualquer? Trabalho em equipe pode parecer desgastante? Se
a sua resposta para essas perguntas foi sim, então você é tímido. Mas não deixe
essa característica afetar sua vida profissional.
Numa entrevista de emprego,
procure se informar sobre a empresa e tente ensaiar o que dizer. Não crie um
texto para declamar, apenas se antecipe às perguntas que possam ser feitas –
saiba, por exemplo, dizer quais são seus defeitos e qualidades ou porque saiu
do trabalho anterior.
Assim que conseguir o cargo, não
deixe que a vida corporativa te assuste. Fazer novas amizades é difícil se você
prefere ficar quieto e deixar os outros se aproximarem, ao invés do contrário.
Mas tente aproveitar momentos como a hora do almoço e o café para se soltar um
pouco mais e conversar com seus colegas. Pode parecer um esforço, mas você será
recompensado com a amizade das pessoas com quem você passa a maior parte do seu
tempo.
Se tiver de falar com o chefe,
saiba exatamente o que você quer comunicar e olhe no olho – isso passa
segurança tanto para o interlocutor quanto para o receptor.
E não se esqueça que a sua
personalidade também é uma forte aliada para crescer na carreira: os tímidos
tendem a falar menos e escutar mais, ou seja, aprendem sobre os colegas e sobre
a companhia. Além disso, são mais cuidadosos com o que falam e esse hábito de
pesquisar antes de emitir uma opinião é sempre valorizado.
E se isso não foi o suficiente, que
tal se inspirar em um grandes personalidades introspectivas: Bill Gates e
Warren Buffet.
Fonte: Page Talent
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