terça-feira, 31 de maio de 2011

Qual perfume combina com você?

Em dúvida diante de tantas opções? Descubra a fragrância que reflete a sua personalidade.

 

Clique na imagem abaixo para fazer o teste.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Glaucoma: fique atenta

Você sabia que amanhã é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma? A doença atinge cerca de 1 milhão de brasileiros e é a maior causa de cegueira irreversível do país. O tratamento incorreto acaba agravando ainda mais o quadro e metade dos pacientes diagnosticados com a doença não continuam o tratamento, que consiste no uso regular de colírios e pode evoluir, até ser necessário uma intervensão cirúrgica. 

“Nos adultos, a doença acontece normalmente após os 40 anos, aumentando a chance de incidência a cada década. A prevalência do glaucoma aumenta muito com a idade. Com o tratamento adequado, o ritmo de progressão da doença cai, em média, 15% e conseguimos retardar significativamente a perda da visão do paciente”, ressalta a oftalmologista Regina Cele Silveira, diretora da Oftalmologia do Complexo Hospitalar Padre Bento, de Guarulhos, em São Paulo.

Em todo o mundo, o glaucoma é a segunda principal causa de perda de visão que pode ser evitada. As projeções indicam um número total de casos suspeitos de glaucoma em cerca de 70 milhões em todo o mundo. Pelo menos sete milhões de pacientes com glaucoma estão cegos dos dois olhos e este número vem aumentando. Estatísticas mostram ainda que 80% dos portadores não sentem nada nos estágios iniciais e só percebem o problema em quadros mais avançados, dificultando o controle do glaucoma. Cerca de metade dos pacientes sequer sabem que têm a doença.


A adesão ao tratamento é fundamental para que a doença não evolua mais, pois não existe cura para o glaucoma, mesmo em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. “O que temos é o controle da progressão da doença por meio da estabilização da pressão interna do olho e da lesão do nervo óptico. Por isso é tão importante que o uso dos colírios nos horários certos e de maneira contínua. Para se ter uma ideia, estima-se que 50% dos portadores de glaucoma já sejam cegos de um olho e não percebam. Devemos lembrar que o glaucoma é uma doença traiçoeira, porque é assintomática no início. Só provoca baixa visual em fase mais avançada”, alerta Regina.

A doença é causa por um aumento na pressão do nervo óptico, que gera progressiva perda da visão. existem basicamente dois tipos: glaucome de ângulo aberto e de ângulo fechado. A primeira é mais silenciosa e o paciente só percebe quando os sinais já estão graves e irreversíveis. O segundo caso, no entanto, pode ser prevenido mais facilmente. 

Ao perceber alguns dos sintomas, procure imediatamente o médico para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento: visão desfocada, dor forte no olho, dor de cabeça intensa, halos ou arco-íris ao olhar para a luz e náusea e vômito. Fique atenta também aos fatores de risco da doença: hereditariedade, idade acima dos 40 anos, uso crônico de corticóides sem prescrição médica, diabetes, doenças cardiovasculares, traumas oculares, doenças reumatológicas ou alta miopia.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

No mundo da Imaginação

Uma mãe e artista de Helsinki, Filândia, criou inúmeros mundos enquanto sua filha estava dormindo. Que imaginação! Veja abaixo.













segunda-feira, 23 de maio de 2011

Educação Sexual - Quando Explicar para seu filho?

Muitos são os tabus quando o assunto é sexualidade, ainda que isso pareça estranho em pleno século XXI. Quando está associada às crianças, então, a questão ganha maior dimensão e muitos pais preferem evitar que os filhos tenham contato com o tema. No entanto, a curiosidade dos pequenos desencadeia a necessidade do início da educação sexual. Afinal, que mãe nunca se surpreendeu com a pergunta: "De onde vêm os bebês"?


A principal questão é quando começar a falar sobre o tema. Dentro de casa, o interesse dos filhos é que vai ditar o tempo certo para a conversa. "Quando eles começarem a fazer perguntas, discuta o assunto. E as respostas devem ser de forma simples e verdadeira, sem historinhas", ensina a psicóloga especializada em sexualidade humana Katia Horpaczky.

Nas escolas, a educação dos alunos passa por uma metodologia. "Idealmente, o tema deve ser iniciado a partir do sétimo ano do ensino fundamental, dentro da grade escolar. No entanto, em casos como a gravidez de uma professora, por exemplo, acontece o que caracterizamos de forma episódica. Por conta disso, teremos algumas aulas relacionadas ao tema", aponta o psicopedagogo especializado em educação sexual em escolas Ênio Brito Pinto.
Em meio ao desenvolvimento do corpo e da mente, é natural que a curiosidade das crianças se volte aos seus órgãos sexuais. Por isso, a psicopedagoga Ieda Cury, especialista em educação infantil, mostra como, desde sempre, o assunto pode ser tratado com leveza e sem criar tabus. "A criança tem que aprender a lidar com o seu corpo desde seus primeiros anos na escola. Eles têm muitas dúvidas, inclusive sobre a sua sexualidade. Nessa hora, a família e a escola precisam estar preparadas para responder tudo", destaca.




Cooperação família e escola

A simbiose entre os pais e o estabelecimento de ensino é a peça-chave para colher bons resultados. "Deve ser a relação mais aberta possível, passando pela aprovação dos pais e estabelecendo limites bem esclarecidos", reitera Pinto. Para Cury, a escola não deve ser a primeira a levantar o assunto e, sim, os pais. "Se eles não souberem abordar o tema, existe uma excelente literatura que pode auxiliar. Nas reuniões de pais, a escola pode promover também alguns encontros para ensiná-los", diz.

A metodologia é conseguir associar um tema sério a formas lúdicas de informação, evitando que se transformem em tabus. "É preciso alternar a seriedade com o bom humor, que um bom professor sabe bem conduzir. E deve-se levar sempre em conta as influências do grupo social, o nível de cultura e as diferenças individuais" destaca Pinto.

Conversa, paciência e literatura adequada são ótimas ferramentas para ajudar pais e professores. "Livros, filmes, palestras, debates em sala de aula. Tudo que possa proporcionar conhecimento a todos", indica Horpaczky. 

Via : http://migre.me/4Cgi5

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Liza Receitas: Cuca de Maçã!

Confira uma receita deliciosa de cuca de maçã! Uma delícia para se comer no café da manhã!


  • Massa:
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de margarina
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de conhaque
  • 4 maçãs descascadas e fatiadas

  • Farofa:
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de canela em pó

    Massa:
  1. Na batedeira, bata as gemas, o açúcar e a margarina
  2. Acrescente os ingredientes secos (farinha, amido de milho e o fermento pó) alternando com o leite
  3. Acrescente o conhaque, as maçãs descascadas e, por último, as claras em neve, mexendo delicadamente
    Farofa:
  1. Misture todos os ingredientes
  2. Coloque a massa em uma forma retangular média untada e polvilhe com a farofa
  3. Leve ao forno moderado (180°C), por 40 a 50 minutos
    Informações Adicionais
  1. Sugestão: você também pode trocar a maçã por banana.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Arte no Chuveiro

O escritório de design Grain, de Rhode Island, Estados Unidos, criou uma peça que realiza um sonho de quase todas as crianças: uma cortina de chuveiro customizável, em que é possível desenhar à vontade.
Feita de polietileno, um plástico reciclável, a cortina Ty – como foi batizada – acompanha um marcador permanente disponível nas cores azul, preto e vermelho.

Perfeito para aqueles que sempre têm ideias brilhantes durante o banho ou para quem gosta de uma decoração mais moderninha.

Confira possíveis estampas feitas por artistas.







Via : http://migre.me/4zAJd

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Olhos: cuidados no inverno

Dia 07 foi comemorado o Dia do Oftalmologista. Embora a data passe um pouco despercebia, é bom relembrar os cuidados que devemos tomar com nossos olhos durante o inverno. Nem só de maquiagem se faz um belo olhar, mas também de muita atenção aos sinais de algum problema, como ressecamento ou coceira. O médico Ricardo Japiassú, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, faz um alerta sobre nossos hábitos e indica a visita ao seu especialista sempre que necessário.

Assim como no ginecologista, onde precisamos ir pelo menos uma vez por ano, a ida ao oftalmologista também deve ser regular. Quem já usa óculos, deve fazer a aferição de grau também uma vez por ano. Caso tenha algum problema mais grave, como glaucoma, a visita pode ser mais frequente, pelo menos uma vez a cada seis meses.



Na estação mais fria do ano, não podemos nos descuidar! As baixas temperaturas, aliadas à poluição e ao tempo seco em algumas cidades, como Brasília, podem causar de ressecamento em diferentes graus até conjuntivite alérgica, que pode evoluir para outros tipos, como a viral ou a bacteriana. Segundo Japiassú, o ideal é evitar locais fechados e manter sempre as janelas abertas para ventilar.

Os olhos secos devem ser sempre hidratados, mas não se iluda: colírios não são tão inofensíveis assim e é preciso indicação médica para usá-los. "Os colírios simples quase não tem contra-indicação, mas são um medicamento, além de possuirem também substâncias vasoconstritoras, como a nafosalina, que podem acabar "viciando" os olhos. Na hora, os olhos ficam limpos, mas depois ressecam ainda mais", alerta ele. As chamadas lágrimas artificiais e lubrificantes oculares também são uma solução. "Mas é preciso ir ao médico para que ele prescreva a melhor medicação, já que há diferentes lubrificantes, mais aquosos, menos, de acordo com o ressecamento".

Lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos também são importantes para evitar uma contaminação ou lesão ocular. Além disso, mesmo em dias nublados, não se engane: é preciso sempre usar óculos escuros! "Até em dias sem sol, um pouco mais frios, a incidência dos raios ultravioletas existe e não podemos descuidar dos olhos e protegê-los da radiação solar".

Quem usa lentes de contato deve ter o cuidado redobrado! O ressecamento das lentes é comum nesta época do ano e pode contribuir para uma infecção ou outro problema. "É preciso ter muito cuidado e ir no médico para checar o grau de hidratação da lente, saber se ele é adequado ao nível de hidratação do paciente. Geralmente, é recomendado o uso de lágrimas artificiais também. Quem usa óculos deve mantê-los sempre limpos também", orienta o médico.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cabelo: tempero nele!

Quem disse que condimentos são exclusividades da culinária universal? Cada vez mais as marcas especializadas em cosméticos oferecem linhas de xampus, condicionadores e máscaras com princípios ativos derivados de clássicos temperos como manjericão, gengibre, louro, alecrim, entre outros. Eles prometem purificar os fios, da raiz às pontas, deixando um aroma sutil de horta caseira no ar, oba!

Os novos aromas são bem diferentes dos habituais adocicados típicos dos cosméticos brasileiros. "A brasileira gosta de aromas mais suaves do que os odores de temperos, mas se desodorizados ou associados a outros perfumes pode dar certo e sua ação principal pode ser aproveitada", acredita a terapeuta capilar Sheila Bellotti.



Via : http://migre.me/4vU25

terça-feira, 10 de maio de 2011

Quais são as atitudes irritantes do(a) seu(sua) parceiro(a)?

Uma pesquisa britânica divulgada no começo do ano determinou os principais motivos de brigas entre os casais. Surpreendentemente, não são os assuntos sérios que motivam a maioria das discussões, mas sim as atitudes corriqueiras do dia a dia. Os dez hábitos mais irritantes foram listados, segundo a percepção de homens e mulheres. Não abaixar a tampa da privada e entupir o ralo com cabelo são só alguns deles. Opine também criando o seu próprio ranking. Além disso, é possível visualizar um panorama com o resultado geral de todos que já participaram.

Clique na foto e participe.


Via : http://migre.me/4viBp

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Os curiosos móveis de Emanuele Magini

Emanuele Magini é um designer italiano que concebe peças um tanto curiosas, misturando lazer e funcionalidade. Prova disso é o Siesta Bench, um banco de jardim adaptado que possui uma rede de balanço para o horário da sesta, a famosa soneca após as refeições.
Confira essa e outras invenções do designer.







 Via : http://migre.me/4uCXd

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Receita de CupCake

s
Marcella Lages, professora do curso Cozinheiro Chefe Internacional do Senac-SP, ensina a fazer uma receita de cupcakes.

Clique na foto para ver o vídeo!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Você sabe perdoar?

Quando alguém te magoa, você é capaz de perdoar? Você consegue lidar com as situações adversas que podem aparecer? Clique na imagem, faço teste e descubra!


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Receita de Brownie Diferente

Que tal uma sobremesa para fazer em casa e oferecer para a sua mãe no dia dela? O Brownie Icecream Loaf, da Brou'ne, especializada no famoso bolinho, é feito com pedaços de chocolate meio amargo, cookies, amêndoas e sorvete. Deu água na boca? Saiba como fazer!

Brownie Icecream Loaf









Ingredientes:

- Pedaços de brownie (ou cookies)
- 1/2 litro de sorvete de creme
- 160 gramas de chocolate meio amargo
- 3 colheres de sopa de manteiga (sem sal)
- lascas de amêndoas
1 forma de bolo inglês (média)

Modo de preparo:
- Forre a forma com papel manteiga
- Coloque os pedaços de brownie (ou cookies) na forma até cobrir o fundo da forma.
- Bata no liquificador 1/2 litro de sorvete de creme até ficar bem cremoso.
- Ponha o sorvete no forma e deixar no freezer mínimo 4 horas.
- Vire numa travessa retangular e retire o papel manteiga.
- Em uma panela pequena, derreta o chocolate meio amargo com manteiga.
- Ponha em cima do bolo sorvete e jogue lascas de amêndoas. Sirva com calda quente.

via @bolsademulher