quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que você faz para economizar água?

A água é um recurso finito que requer cuidados e a sua atenção.

Menos de 3% da água do planeta é pura e grande parte desse volume não está acessível, pois faz parte de geleiras, calotas polares ou áreas subterrâneas. Como a diminuição dessas reservas é um fator de destruição do meio ambiente, que demanda altos investimentos para recuperação de fontes de água, o melhor caminho mesmo é mudar o comportamento das pessoas e incentivar o consumo responsável.

Você pode chegar a reduzir significativamente o consumo de água com pequenas atitudes em casa. Entre as ideias, está a de fazer xixi no banho. Sem frescura! A questão até pode parecer um tanto indelicada, mas é com ela que a ONG SOS Mata Atlântica espera conscientizar a população a promover a economia de água e a sustentabilidade do planeta. A campanha Xixi no Banho prova que não há nada de prejudicial na urina: ela é composta por 95% de água e apenas 5% de toxinas, como o sal e a ureia. A ONG garante ainda que, ao fazer xixi no banho, cada pessoa economiza uma descarga por dia, ou seja, entre 6 e 12 litros de água.

Entre outras dicas simples que você pode implantar na sua casa estão: varrer a calçada com frequência e lavá-la quando realmente for necessário; abrir a torneira somente quando for enxaguar a louça; fechar a torneira enquanto se ensaboar no banho ou escovar os dentes. Segundo a Sabesp, uma torneira aberta durante cinco minutos gasta aproximadamente 80 litros de água. Com o simples ato de molhar a escova, fechar a torneira ao escovar os dentes e ainda enxaguar a boca usando apenas um copo d´água, você economiza 79 litros de água.

A máquina de lavar também pode ser uma fonte de economia. É só esperar acumular um bom volume de roupa suja e ligar a máquina de lavar quando ela estiver no limite de sua capacidade. Também, segundo a Sabesp, uma lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos consome 135 litros de água. É só fazer as contas: se você lavar a roupa cinco dias da semana, vai gastar 675 litros de água em um mês.

A redução do consumo de água no mundo é um grande desafio para governantes, empresas e a população em geral. Em muitos casos, com pequenos investimentos, os retornos são expressivos. Porém, certamente o melhor instrumento capaz de atenuar o problema da falta de água são as pessoas, cada uma fazendo a sua parte e conquistando mais adeptos todos os dias. Que tal começar já a colaborar com o planeta?

Um comentário: