sexta-feira, 30 de abril de 2010

Calendário de Vacinas

Além das crianças, os adolescentes também devem ser vacinados.


É bom ficar de olho na caderneta. Desde o nascimento, as crianças têm que receber dezenas de doses de vacinas importantes e é imprescindível que elas sejam aplicadas nas idades corretas, respeitando-se os intervalos entre cada aplicação, como determina o Ministério da Saúde.

A BCG – ID, que protege contra formas graves de tuberculose, deve ser aplicada em dose única ainda na maternidade. Assim como a primeira dose da vacina contra a hepatite B, que deve ser administrada nas primeiras 12 horas de vida do bebê. Essa vacina ainda inclui outras duas doses: uma no primeiro mês de idade e outra aos seis meses.

Aos dois meses de idade, é chegada a hora de o bebê receber a primeira dose de três vacinas muito importantes: a tetravalente (DTP + Hib), que garante imunidade contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus Influenzae tipo b; as gotinhas contra a poliomielite (paralisia infantil); e a vacina oral de rotavírus humano. No quarto e no sexto mês de vida do bebê, ele deve retornar ao Posto de Saúde para receber o reforço dessas vacinas.

Durante o nono mês, é a vez de administrar a dose inicial contra febre amarela. Ainda no primeiro ano de vida, as crianças devem receber em dose única a vacina SRC, ou tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Aos 15 meses deve ser administrado o reforço contra a poliomielite e a DTP, ou tríplice bacteriana, que imuniza contra a difteria, o tétano e a coqueluche. Entre os quatro e seis anos de idade, as crianças devem receber doses de DTP e SRC.

Só que o ciclo de imunização não para por aí. Os adolescentes também precisam ser vacinados. Entre 11 e 19 anos é importante que eles recebam doses de reforço da vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola). A vacina contra a hepatite B deve ser administrada em três doses, sendo que o intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser de 30 dias e entre a primeira e a terceira, de seis meses. A dT (dupla tipo adulto contra a difteria e o tétano) também deve ser aplicada em três etapas, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose, e quatro meses entre a primeira e a terceira dose. Além disso, é importante receber doses de reforço a cada dez anos, durante toda a vida.

Atenção!

Neste ano, além das vacinas tradicionais, o governo espera que boa parte da população tome a vacina contra o vírus H1N1, o vírus da gripe. As doses estão disponíveis nos Postos de Saúde e devem atender os grupos considerados de risco, como gestantes, crianças, portadores de doenças crônicas, idosos e pessoas com idade entre 20 e 39 anos, conforme o calendário oficial de vacinação.

- De 22 de março a 2 de abril: gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos e pessoas de qualquer faixa etária que apresentem quadros crônicos de doenças cardíaca, hepática, renal ou sanguínea, diabéticos, obesos e imunodepressivos, como portadores do HIV ou pacientes em tratamento contra o câncer.
- De 5 a 23 de abril: todas as pessoas saudáveis com idade entre 20 e 29 anos.
- De 24 de abril a 7 de maio: pessoas com 60 anos ou mais.
- De 10 a 21 de maio: todas as pessoas saudáveis com idade entre 30 e 39 anos.

*** Fonte: Ministério da Saúde.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sem derreter!

Saiba como conservar os chocolates que ganhou no Dia da Páscoa

Apesar do cacau ser nativo das regiões tropicais, o chocolate não é um grande apreciador do calor. Na verdade, o sol e a umidade são os piores inimigos do sabor, da textura e da aparência do doce.
 
Para manter a integridade de bombons, barras e tabletes é importante armazená-los em locais frescos e arejados, como armários da cozinha que não peguem sol.
 
O refrigerador, porém, não é uma boa opção. O ar gelado deixa o doce esbranquiçado e seco. Para eles, a temperatura ideal varia entre 19ºC e 21ºC.
 
Umidade em excesso, acima de 60%, também torna a superfície do chocolate esbranquiçada e sem brilho.
 
Deixá-lo próximo a produtos com odores fortes, como temperos, por exemplo, também é prejudicial. O chocolate tem a capacidade de absorver diversos aromas, o que pode acabar com o seu paladar. Melhor é deixá-lo dentro de embalagens herméticas.
 
Por fim, lembre-se de ficar atenta à data de validade do produto. Com o tempo, os chocolates envelhecem e perdem todo o sabor.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que você faz para economizar água?

A água é um recurso finito que requer cuidados e a sua atenção.

Menos de 3% da água do planeta é pura e grande parte desse volume não está acessível, pois faz parte de geleiras, calotas polares ou áreas subterrâneas. Como a diminuição dessas reservas é um fator de destruição do meio ambiente, que demanda altos investimentos para recuperação de fontes de água, o melhor caminho mesmo é mudar o comportamento das pessoas e incentivar o consumo responsável.

Você pode chegar a reduzir significativamente o consumo de água com pequenas atitudes em casa. Entre as ideias, está a de fazer xixi no banho. Sem frescura! A questão até pode parecer um tanto indelicada, mas é com ela que a ONG SOS Mata Atlântica espera conscientizar a população a promover a economia de água e a sustentabilidade do planeta. A campanha Xixi no Banho prova que não há nada de prejudicial na urina: ela é composta por 95% de água e apenas 5% de toxinas, como o sal e a ureia. A ONG garante ainda que, ao fazer xixi no banho, cada pessoa economiza uma descarga por dia, ou seja, entre 6 e 12 litros de água.

Entre outras dicas simples que você pode implantar na sua casa estão: varrer a calçada com frequência e lavá-la quando realmente for necessário; abrir a torneira somente quando for enxaguar a louça; fechar a torneira enquanto se ensaboar no banho ou escovar os dentes. Segundo a Sabesp, uma torneira aberta durante cinco minutos gasta aproximadamente 80 litros de água. Com o simples ato de molhar a escova, fechar a torneira ao escovar os dentes e ainda enxaguar a boca usando apenas um copo d´água, você economiza 79 litros de água.

A máquina de lavar também pode ser uma fonte de economia. É só esperar acumular um bom volume de roupa suja e ligar a máquina de lavar quando ela estiver no limite de sua capacidade. Também, segundo a Sabesp, uma lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos consome 135 litros de água. É só fazer as contas: se você lavar a roupa cinco dias da semana, vai gastar 675 litros de água em um mês.

A redução do consumo de água no mundo é um grande desafio para governantes, empresas e a população em geral. Em muitos casos, com pequenos investimentos, os retornos são expressivos. Porém, certamente o melhor instrumento capaz de atenuar o problema da falta de água são as pessoas, cada uma fazendo a sua parte e conquistando mais adeptos todos os dias. Que tal começar já a colaborar com o planeta?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Arco-íris de nutrientes

Para equilibrar a dieta, basta montar pratos bem coloridos.

Todo mundo já ouviu falar que uma refeição colorida é rica em nutrientes. O que pouca gente sabe é que essa riqueza se deve à presença de elementos chamados fitoquímicos, encontrados apenas nos alimentos de origem vegetal. “Os fitoquímicos são substâncias que agem como antioxidantes específicos no nosso organismo e têm a função de combater os radicais livres e prevenir diversas doenças”, explica a nutricionista Natália Chede, membro do Departamento de Medicina e Nutrição e Coordenadora do Departamento de Culinária da Sociedade Vegetariana Brasileira.

O vermelho, por exemplo, está relacionado à presença do licopeno. É ele que determina a coloração do tomate, da melancia, do morango, da goiaba e da cereja. Sua ação antioxidante previne contra diversos tipos de câncer, principalmente quando o fruto é aquecido. A antocianina, também presente nos alimentos dessa cor, estimula a circulação sanguínea.

Já os tons amarelos e alaranjados do mamão, da abóbora, da laranja, do damasco, da manga, do pêssego e da cenoura são determinados pelo betacaroteno. A substância é um potente antioxidante.

A clorofila é o que dá a cor verde às folhas. E quanto mais escuro for o tom de verde, maior será a quantidade de clorofila. “A substância se comporta como um antioxidante no nosso organismo e ainda tem uma potente ação desintoxicante”, afirma a nutricionista.

As frutas e verduras arroxeadas, como o repolho roxo, a ameixa e a uva, ganham essa cor graças ao ácido elágico. Como todo antioxidante, ele retarda o envelhecimento porque age diretamente sobre os radicais livres.

“Os alimentos brancos, como a batata, a banana e a couve-flor, não constituem um grupo cuja coloração é determinada pela presença de um antioxidante específico. Mas, em geral, essa coloração indica a presença de potássio e cálcio”, explica a nutricionista.

O mesmo acontece com os alimentos marrons e beges, como as frutas oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs) e os cereais. O ponto em comum entre todas as oleaginosas é a grande quantidade de gordura monoinsaturada e Vitamina E, além da presença de minerais como o selênio e o cálcio. Já os cereais têm em comum a enorme quantidade de fibras, e ainda são uma ótima fonte de zinco.

Natália Chede – nutricionista CRN 4468

terça-feira, 6 de abril de 2010

Bons para o consumo

Desde a manipulação até o armazenamento, saiba quais são os cuidados que você deve ter com os alimentos.

Quando o assunto é preservar a sua saúde e a da sua família, é mais importante saber manusear e armazenar os alimentos do que manter os azulejos brilhando. Parece exagero, mas mesmo a mais limpa das cozinhas pode esconder microrganismos capazes de contaminar os alimentos.

Esponjas, panos de prato e paninhos de secar a pia são ambientes repletos de fungos e bactérias. É por isso que eles devem ser trocados ou higienizados constantemente. No caso das esponjas, é aconselhável fazer a substituição uma vez por semana e diariamente colocá-las no micro-ondas por um minuto: esse é o tempo necessário para esterilizá-las.

Na hora de manusear os alimentos, é fundamental lavar muito bem as mãos, incluindo o meio dos dedos, as articulações, os punhos e as unhas. Aliás, as unhas devem ser mantidas curtas e limpas.

Feita a comida, é importante dedicar a mesma atenção ao seu armazenamento. Os recipientes de louça ou vidro são os mais indicados porque não liberam toxinas e ainda facilitam a circulação do ar frio dentro do refrigerador. Por esse mesmo motivo, é bom evitar cobrir os recipientes ou o próprio alimento com papel alumínio e jamais amontoar muitos itens nas prateleiras.

Mesmo a comida ainda morna deve ir para a geladeira. E aquelas sobras de cebola, alho, limão ou gengibre devem ser acondicionadas em recipientes específicos e nunca na porta, junto aos ovos.

Enlatados, garrafas, potes de vidro ou quaisquer embalagens plásticas devem ser lavados antes de ir para a geladeira. Na despensa, é sempre melhor organizar os produtos de acordo com o prazo de validade e o tipo, lembrando-se de deixar os mais antigos e com prazo de vencimento mais próximo na frente. As embalagens não devem ser fechadas com grampos de roupa para evitar contaminações. Melhor é transferir o produto para um recipiente adequado e limpo.