segunda-feira, 16 de maio de 2011

Olhos: cuidados no inverno

Dia 07 foi comemorado o Dia do Oftalmologista. Embora a data passe um pouco despercebia, é bom relembrar os cuidados que devemos tomar com nossos olhos durante o inverno. Nem só de maquiagem se faz um belo olhar, mas também de muita atenção aos sinais de algum problema, como ressecamento ou coceira. O médico Ricardo Japiassú, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, faz um alerta sobre nossos hábitos e indica a visita ao seu especialista sempre que necessário.

Assim como no ginecologista, onde precisamos ir pelo menos uma vez por ano, a ida ao oftalmologista também deve ser regular. Quem já usa óculos, deve fazer a aferição de grau também uma vez por ano. Caso tenha algum problema mais grave, como glaucoma, a visita pode ser mais frequente, pelo menos uma vez a cada seis meses.



Na estação mais fria do ano, não podemos nos descuidar! As baixas temperaturas, aliadas à poluição e ao tempo seco em algumas cidades, como Brasília, podem causar de ressecamento em diferentes graus até conjuntivite alérgica, que pode evoluir para outros tipos, como a viral ou a bacteriana. Segundo Japiassú, o ideal é evitar locais fechados e manter sempre as janelas abertas para ventilar.

Os olhos secos devem ser sempre hidratados, mas não se iluda: colírios não são tão inofensíveis assim e é preciso indicação médica para usá-los. "Os colírios simples quase não tem contra-indicação, mas são um medicamento, além de possuirem também substâncias vasoconstritoras, como a nafosalina, que podem acabar "viciando" os olhos. Na hora, os olhos ficam limpos, mas depois ressecam ainda mais", alerta ele. As chamadas lágrimas artificiais e lubrificantes oculares também são uma solução. "Mas é preciso ir ao médico para que ele prescreva a melhor medicação, já que há diferentes lubrificantes, mais aquosos, menos, de acordo com o ressecamento".

Lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos também são importantes para evitar uma contaminação ou lesão ocular. Além disso, mesmo em dias nublados, não se engane: é preciso sempre usar óculos escuros! "Até em dias sem sol, um pouco mais frios, a incidência dos raios ultravioletas existe e não podemos descuidar dos olhos e protegê-los da radiação solar".

Quem usa lentes de contato deve ter o cuidado redobrado! O ressecamento das lentes é comum nesta época do ano e pode contribuir para uma infecção ou outro problema. "É preciso ter muito cuidado e ir no médico para checar o grau de hidratação da lente, saber se ele é adequado ao nível de hidratação do paciente. Geralmente, é recomendado o uso de lágrimas artificiais também. Quem usa óculos deve mantê-los sempre limpos também", orienta o médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário