sexta-feira, 2 de março de 2012

Segredos para um relacionamento duradouro


 Rotina, estresse e falta de dinheiro são alguns dos fatores que podem minar o amor. Mas existem casais que conseguem driblar estes e outros problemas e continuar juntos, mesmo depois de anos de convívio. O segredo? Não existe receita. Mas tolerância, diálogo e respeito à individualidade são ingredientes fundamentais para manter um relacionamento.
Quando se fala em diálogo, não se trata apenas da famosa "DR" (discutir a relação). O casal deve conversar sobre tudo e, mais que isso, saber ouvir um ao outro. Não há casamento duradouro sem uma comunicação eficaz. Não adianta só ouvir as reclamações do outro e acreditar que o parceiro vai adivinhar o que você está pensando ou sentindo. É preciso expor e não encarar essa conversa como uma sentença de morte para a relação, mas sim uma oportunidade de entendimento.
Respeitar a individualidade é outra questão importante. Cada um deve ter espaço para fazer o que gosta, sem cobranças, ressalta a especialista. Ambos precisam ter a capacidade para se ajustar às mudanças de cada um – afinal, mudar faz parte do ciclo da vida. Aprender a lidar com a frustração também é necessário. Entram nesta lista as crises financeiras, doenças e outras situações imprevisíveis e desagradáveis.
Os hábitos que se repetem são considerados grande vilões e saber driblá-los é uma alternativa eficaz para garantir um relacionamento duradouro. A rotina não é apenas inimiga do casamento, ela também atrapalha a nossa vida. O ideal é conversar e encontrar situações para vencer os hábitos. Permitir que o outro mude e que tenha vida própria são dicas para fugir deste problema.
Em muitos casos o amor é suficiente para sustentar o casamento. Afinal, o prazer de estar junto é fonte de criatividade e isso gera experiências novas continuamente. Não há rotina em um relacionamento baseado na intimidade. Andar de mãos dadas, conversar, ter em quem confiar. Tudo isso representa a profundidade do amor. Manter o romantismo é também essencial - mesmo que esta atitude seja mostrada de forma diferente de casal para casal. A disponibilidade com o outro não pode mudar com o passar dos anos. O importante é reconquistar o outro diariamente.

Fonte: UOL

Um comentário:

  1. Achei o texto muito interessante mas na prática é diferente. Conversar sobre tudo! Depois de um tempo de convivência é normal a rotina e não vejo problema no silêncio. Tenho uma ótima relação com meu marido há 11 anos e não vivemos conversando e achamos ótima nossa rotina. No mundo de hoje não dá pra ficar sendo criativa todo dia. Isso é mais fácil no começo do relacionamento quando um quer mostrar que é a melhor opção para o outro. No dia-a-dia o que importa é um respeitar o outro, ter sua individualidade e saber tirar o melhor proveito da rotina dando valor ao companheiro pelo que ele é.

    ResponderExcluir