segunda-feira, 16 de julho de 2012

Supere a timidez


Você é uma pessoa tímida? Sente algum desconforto em um lugar onde não conheça ninguém? É difícil para você iniciar uma conversa qualquer? Trabalho em equipe pode parecer desgastante? Se a sua resposta para essas perguntas foi sim, então você é tímido. Mas não deixe essa característica afetar sua vida profissional.



Numa entrevista de emprego, procure se informar sobre a empresa e tente ensaiar o que dizer. Não crie um texto para declamar, apenas se antecipe às perguntas que possam ser feitas – saiba, por exemplo, dizer quais são seus defeitos e qualidades ou porque saiu do trabalho anterior.
Assim que conseguir o cargo, não deixe que a vida corporativa te assuste. Fazer novas amizades é difícil se você prefere ficar quieto e deixar os outros se aproximarem, ao invés do contrário. Mas tente aproveitar momentos como a hora do almoço e o café para se soltar um pouco mais e conversar com seus colegas. Pode parecer um esforço, mas você será recompensado com a amizade das pessoas com quem você passa a maior parte do seu tempo.
Se tiver de falar com o chefe, saiba exatamente o que você quer comunicar e olhe no olho – isso passa segurança tanto para o interlocutor quanto para o receptor.
E não se esqueça que a sua personalidade também é uma forte aliada para crescer na carreira: os tímidos tendem a falar menos e escutar mais, ou seja, aprendem sobre os colegas e sobre a companhia. Além disso, são mais cuidadosos com o que falam e esse hábito de pesquisar antes de emitir uma opinião é sempre valorizado.
E se isso não foi o suficiente, que tal se inspirar em um grandes personalidades introspectivas: Bill Gates e Warren Buffet.

Fonte: Page Talent 

Nenhum comentário:

Postar um comentário