quarta-feira, 27 de março de 2013

Dieta sem glúten


O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, malte, aveia, cevada e centeio. Essa substância é importante para a fabricação de pães, biscoitos, bolos,  macarrão e pizza, porque ajuda a dar liga na massa e a deixa mais fofinha.
Mas essa massa fofinha consumida com frequência e em excesso pode desencadear uma hipersensibilidade no organismo. É que o glúten vira uma espécie de cola, que gruda nas paredes intestinais e vai prejudicando aos poucos o funcionamento do seu processo digestivo, acarretando em vários outros problemas. Entre eles, o ganho de peso
Alguns exames específicos podem indicar o diagnóstico correto da sensibilidade ao glúten. Um sinal comum é sentir a barriga estufar logo após comer massa, pão ou pizza. Se isso acontece com você, procure um médico e comece uma dieta apropriada. Você com certeza vai se sentir muito melhor.
Mesmo se você não tem sensibilidade, procure incluir em sua dieta alimentos sem glúten. Bons exemplos são arroz, milho, soja, fubá, quinoao,  sementes de girassol e de linhaça. Nessa listinha também estão incluídas farinhas de milho, batata, mandioca, amido de batata e soja.


Fonte: MdeMulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário