quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Acabe com o desperdício


Além de contribuir para a preservação do planeta, algumas medidas simples ajudam você a economizar no final do mês. Confira:


No fogão: Para economizar tempo e gás, prefira cozinhar na panela de pressão. O cozimento é bem mais rápido.
Tomada: Aparelhos como cafeteira e micro-ondas, que ficam com luzinhas ligadas, consomem energia mesmo quando não são usados. O gasto diário é pequeno, mas não custa tirar da tomada, né?
Eletrodomésticos: Na hora de comprar, fique de olho no gasto de energia dos aparelhos (todos vêm com uma etiqueta indicando a quantidade de consumo). Dê preferência aos que são mais eficientes e usam menos energia.
Janela: O ideal é que a cozinha tenha janelas grandes. Além de agradável, você aproveita mais a luz natural e deixa as lâmpadas apagadas por mais tempo. Isso vale para a casa toda, ok?
Louça lavada: A dica é usar dois baldes ou bacias para dar fim à louça: um para lavar, e o outro para enxaguar. Assim, você usa menos água e garante a torneira fechada!
Geladeira e fogão: O melhor é que fiquem distantes. Se estão próximos, a geladeira tem que trabalhar muito mais para resfriar seu interior quando o fogão está quente.
Reciclagem: Com certeza essa dica você já segue, mas nunca é demais lembrar. Não se esqueça de lavar os materiais recicláveis antes de jogar fora.
Alimentos: Jogar comida fora é uma atitude nada sustentável. Sem contar que é dinheiro jogado fora. Na cozinha, dá para reaproveitar quase tudo, acredite. Até cascas e talos rendem pratos saborosos. Procure novas receitas!
Óleo de cozinha: O óleo não pode ser jogado no lixo muito menos na pia. Esse é um dos grandes erros na cozinha! Após ser usado, deixe esfriar e guarde-o em garrafas. Se você puder peneirar antes, melhor ainda! Depois leve a garrafa para um local de coleta.
Piso limpo: Se você mora em casa, pode usar água da chuva para lavar o chão (da cozinha, do banheiro ou do quintal). Mas atenção: após coletar a água da calha, tampe o recipiente para manter a água limpa e longe do contato com o mosquito da dengue.
Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário