terça-feira, 23 de março de 2010

Prato Esperto


Ter uma alimentação saudável é mais fácil e barato do que se imagina.

Variedade, cor e frescor são as três palavras-chave para quem deseja manter uma dieta saudável, rica em vitaminas e minerais e que ainda previne doenças e retarda o envelhecimento.

O próprio Ministério da Saúde recomenda o consumo de vários tipos de alimentos em cada refeição. Quanto mais colorido o prato, maior será a variedade de vitaminas, minerais e nutrientes ingeridos. Além de alimentar o corpo e colorir o prato, acaba com a monotonia alimentar.

Cardápio do bem

As refeições do dia a dia devem incluir produtos simples, de preferência produzidos regionalmente. Sem ter que percorrer grandes distâncias, eles costumam ser mais frescos e ter preços mais atrativos que os similares vindos de lugares distantes.

Frutas e verduras devem formar a base da dieta. O ideal é consumir cinco unidades de frutas por dia. Folhas verdes podem ser ingeridas à vontade. Tubérculos, raízes e legumes são um pouco mais calóricos, mas nem por isso devem ser consumidos com moderação. Ao contrário, devem estar presentes em, pelo menos, duas refeições diárias. Pães e massas integrais são mais saudáveis porque não aumentam os níveis de triglicerídeos no sangue. Mas quem não puder, ou não quiser trocar as massas branquinhas pelas integrais, pode retirar o miolo do pão francês, por exemplo, e comer um sanduíche sem culpa!

As carnes magras e os peixes são os mais recomendados pelos nutricionistas. Mas essas não precisam ser as únicas fontes de proteínas. Queijos, frios, ovos e o leite e seus derivados também devem estar presentes no cardápio.

Simples e funcionais

Há uma série de alimentos usuais que fazem tão bem à saúde quanto uma taça de vinho. O alho, por exemplo, é um potente antioxidante, capaz de prevenir diversos tipos de cânceres e, ainda, reforçar o sistema imunológico. O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que impede a formação do mau colesterol. Para tirar proveito dessa substância é necessário consumir o tomate aquecido, como um molho. A maçã possui um fitonutriente chamado quercitina, que é capaz de prevenir doenças e melhorar o funcionamento dos pulmões. Já o feijão branco possui uma proteína, a faseolamina, que inibe a digestão dos carboidratos e retarda a absorção de açúcares no sangue. Ou seja, ajuda a emagrecer e a baixar os níveis de colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário