segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Diet x Light


Descubra quais são as diferenças entre eles.

Chocolate diet engorda? Refrigerante zero é sinônimo de light? E os pães light não têm mesmo calorias? Todo mundo já deve ter feito alguma dessas perguntas diante da prateleira de produtos diet e light dos supermercados. Para acabar com essa dúvida crucial, só mesmo entendendo a finalidade de cada um deles.

Diet


O termo serve para identificar os alimentos destinados aos consumidores com alguma doença ou algum tipo de restrição alimentar, como os diabéticos, hipertensos, cardíacos, celíacos ou doentes renais. Suas formulações sempre eliminam ou substituem componentes, como o açúcar, o sódio ou a gordura.

Nesses produtos, o objetivo nunca é o emagrecimento. Por isso, é comum encontrar valores energéticos idênticos aos dos produtos convencionais ou, pior, mais altos. No caso do chocolate diet, por exemplo, o açúcar é substituído pelo adoçante. E para preservar a consistência e cremosidade do produto, é comum os fabricantes adicionarem gordura. No final das contas, torna-se bem mais calórico que um chocolate normal e seu consumo só vai trazer prejuízo para quem pretende perder peso.

Por exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todo produto diet deve conter alertas no rótulo. A frase “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico" é uma delas. Os produtos que contêm glicose, frutose ou sacarose devem exibir um alerta aos diabéticos. Já aqueles adoçados com aspartame devem incluir a frase “Contém fenilalanina”. Alimentos que tenham trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados na composição devem conter o aviso “Contém glúten”.

Light

Esse é o termo que deve ser procurado por quem pretende diminuir o peso. É ele que identifica os produtos com baixo ou reduzido teor nutricional ou energético. No Brasil, os alimentos e as bebidas light devem ter redução de, pelo menos, 25% do teor de açúcar, gordura ou algum outro nutriente em sua composição. É essa alteração que leva a uma diminuição do valor calórico em comparação aos produtos convencionais.

Indicados para pessoas saudáveis, que desejam diminuir a ingestão de calorias, os produtos light só cumprem o seu papel quando são consumidos com moderação. Em excesso, podem se tornar uma armadilha e resultar em ganho de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário