quinta-feira, 26 de maio de 2011

Glaucoma: fique atenta

Você sabia que amanhã é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma? A doença atinge cerca de 1 milhão de brasileiros e é a maior causa de cegueira irreversível do país. O tratamento incorreto acaba agravando ainda mais o quadro e metade dos pacientes diagnosticados com a doença não continuam o tratamento, que consiste no uso regular de colírios e pode evoluir, até ser necessário uma intervensão cirúrgica. 

“Nos adultos, a doença acontece normalmente após os 40 anos, aumentando a chance de incidência a cada década. A prevalência do glaucoma aumenta muito com a idade. Com o tratamento adequado, o ritmo de progressão da doença cai, em média, 15% e conseguimos retardar significativamente a perda da visão do paciente”, ressalta a oftalmologista Regina Cele Silveira, diretora da Oftalmologia do Complexo Hospitalar Padre Bento, de Guarulhos, em São Paulo.

Em todo o mundo, o glaucoma é a segunda principal causa de perda de visão que pode ser evitada. As projeções indicam um número total de casos suspeitos de glaucoma em cerca de 70 milhões em todo o mundo. Pelo menos sete milhões de pacientes com glaucoma estão cegos dos dois olhos e este número vem aumentando. Estatísticas mostram ainda que 80% dos portadores não sentem nada nos estágios iniciais e só percebem o problema em quadros mais avançados, dificultando o controle do glaucoma. Cerca de metade dos pacientes sequer sabem que têm a doença.


A adesão ao tratamento é fundamental para que a doença não evolua mais, pois não existe cura para o glaucoma, mesmo em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. “O que temos é o controle da progressão da doença por meio da estabilização da pressão interna do olho e da lesão do nervo óptico. Por isso é tão importante que o uso dos colírios nos horários certos e de maneira contínua. Para se ter uma ideia, estima-se que 50% dos portadores de glaucoma já sejam cegos de um olho e não percebam. Devemos lembrar que o glaucoma é uma doença traiçoeira, porque é assintomática no início. Só provoca baixa visual em fase mais avançada”, alerta Regina.

A doença é causa por um aumento na pressão do nervo óptico, que gera progressiva perda da visão. existem basicamente dois tipos: glaucome de ângulo aberto e de ângulo fechado. A primeira é mais silenciosa e o paciente só percebe quando os sinais já estão graves e irreversíveis. O segundo caso, no entanto, pode ser prevenido mais facilmente. 

Ao perceber alguns dos sintomas, procure imediatamente o médico para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento: visão desfocada, dor forte no olho, dor de cabeça intensa, halos ou arco-íris ao olhar para a luz e náusea e vômito. Fique atenta também aos fatores de risco da doença: hereditariedade, idade acima dos 40 anos, uso crônico de corticóides sem prescrição médica, diabetes, doenças cardiovasculares, traumas oculares, doenças reumatológicas ou alta miopia.

Um comentário:

  1. Glaucoma é muito perigoso. Se alguém tem problemas com a visão tem que ir para um oftalmología em Sao Paulo ou em outro lugar.

    ResponderExcluir