quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os benefícios da meditação


A meditação é uma prática mais simples do que a maioria das pessoas pensa. Consiste em se concentrar em algo, como a respiração ou um mantra e esvaziar a mente. O exercício freqüente da meditação consegue colocar o corpo em um profundo estado de repouso. E isso traz bem estar porque os batimentos cardíacos e a respiração desaceleram, o que produz mais endorfina no cérebro. Conheça cinco maneiras de meditar:



Transcendental
Sente-se ou mesmo deite, em uma posição confortável. De olhos fechados, repita o mantra Om mani ta ni rom ou Na mo omi to fu. Eles não têm tradução literal, mas falam sobre a busca por harmonia e purificação. Se sentir sono, abra os olhos, mas evite fixá-los em um ponto.
Som primordial
Sentada e de olhos fechados, mentalize o mantra da prática anterior. Não se apegue aos pensamentos. Uma forma de evitar pensar é imaginando sua mente como um céu e os pensamentos como nuvens; deixe-as passar e continue concentrada.
Ch`an tao 
Sente-se com a coluna ereta, relaxe os ombros e toque o céu da boca com a ponta da língua. Conte dez inspirações, concentrada e, então, comece a contar novamente. Respire deixando o ar chegar ao abdome.
Taoísta 
Fique na posição de lótus: sentada, com o pé direito sobre a perna esquerda e vice-versa. Mentalize uma luz percorrendo o seu corpo e movimentando a sua energia. A língua deve tocar o céu da boca.
Osho
Livre-se de tensões chacoalhando o corpo, pulando, movimentando braços e pernas, durante 15 minutos para desbloquear a energia. Depois, sente-se com a coluna ereta e procure se acalmar. Quando se sentir pronta, deite de barriga para cima, sem travesseiro, concentrada no silêncio. Faça isso por 15 minutos.
 
Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário