segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Chega de calorão

Conheça algumas substâncias que ajudam a amenizar os sintomas da menopausa.
É por volta dos 45 anos que uma nova revolução hormonal toma conta da vida das mulheres. Só que, diferente da adolescência, essa revolução é provocada pela total ausência de produção dos hormônios femininos.

A menopausa implica o fim do período fértil da mulher e quase sempre vem acompanhada por sintomas desagradáveis, como ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição da libido, irritabilidade, depressão, falta de atenção e memória. Em alguns casos ainda são relatados outros sintomas, como ansiedade, palpitações, manchas, diminuição do brilho da pele e acúmulo de gordura na região abdominal.

Graças às descobertas médicas, felizmente boa parte desses sintomas podem ser minimizados e, até mesmo, combatidos com uma alimentação equilibrada e com o uso de suplementos alimentares.

O chá branco, por exemplo, é rico em catequinas e tem um poderoso efeito antioxidante, que potencializa o funcionamento do fígado e ajuda o organismo a se livrar das toxinas. Como ele também aumenta o metabolismo basal, acaba auxiliando no controle de gordura visceral. Ou seja, é bom para acabar com aquelas gordurinhas que insistem em aparecer sob o umbigo!

O magnésio, a piridoxina e o ácido fólico ajudam o organismo a transformar o neurotransmissor chamado triptofano em serotonina, o hormônio associado ao prazer e à felicidade. Os complexos polivitamínicos e minerais alimentam a pele e são ótimos aliados contra as rugas e a flacidez.

O consumo de soja e seus derivados também está relacionado à diminuição dos sintomas da menopausa. Tudo isso, porém, não substitui a reposição hormonal. Por isso, ao sentir os primeiros sintomas dessa revolução hormonal, consulte o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário