quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vai um tempero aí?

As especiarias dão mais sabor e cor às suas receitas. É só saber dosar e misturar!
Além de despertarem nosso apetite com seu perfume delicioso, as especiarias brincam com o nosso paladar graças à sua capacidade de ressaltar, enriquecer ou, mesmo, dar novo sabor aos ingredientes de sempre.

Mas essa mágica só resulta em algo realmente delicioso quando os temperos são bem usados. Ervas, folhas, bulbos ou flores, por exemplo, são mais aromáticos e saborosos quando estão frescos. E como são muito delicados, só devem ir para a panela ao final do cozimento. Já os grãos e as sementes, como as pimentas, a noz-moscada, o coentro e a erva-doce devem ser macerados ou moídos na hora. Assim, seus aromas ficam mais intensos. Temperos inteiros como galhinhos ou paus devem ser adicionados no início do cozimento. Assim há mais tempo para liberarem seus aromas.

A mistura de temperos é livre e pode ser feita como a imaginação mandar, numa brincadeira praticamente sem regras. A única dica é começar usando os temperos aos poucos, para assim ir descobrindo seu sabor e suas características e decidindo o que combina com o que. Por exemplo, misturar grãos de erva-doce com pimenta, anis-estrelado e curry pode ser maravilhoso. Mas incluir aí umas folhas de manjericão pode não ser uma boa ideia.

Outra dica importante é jamais comprar grandes quantidades de tempero: com o tempo, mesmo as ervas desidratadas perdem seu sabor e aroma. A armazenagem dessas pequenas quantidades de especiarias também deve ser cuidadosa. Como a umidade é a maior inimiga delas, recomenda-se acondicionar as especiarias em potes de vidro com tampa de cortiça.

Vale testar

Anis-estrelado: em forma de estrela e com aroma semelhante ao da erva-doce, pode ser usado para temperar carnes de porco, pato ou galinha, ensopados vegetarianos, compotas e licores.

Assafétida: essa resina tem sabor suave e agradável, apesar do aroma forte que lembra alho fermentado. É ideal para temperar peixes, legumes e vegetais.

Açafrão: é o tempero mais caro do mundo. O estigma da flor de açafrão pode ser colocado em infusão de água quente e depois usado com caldo em risotos, paella, frutos do mar e pães. O pó do açafrão é mais barato e serve para realçar o sabor do arroz e dos frutos do mar, além de colorir de amarelo o prato.

Cardamomo: essas sementinhas, ou bagas, podem ser usadas no arroz, vegetais, legumes, sopas, carnes, pães, biscoitos, bolos, cremes e, até mesmo, no café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário