segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dieta antiestresse



Diga adeus ao mau humor e à ansiedade com algumas garfadas de boa comida.

Pode comemorar: médicos e nutricionistas já concordam que é possível melhorar o humor e afastar os sintomas do estresse com um bom prato de comida. De acordo com a nutricionista funcional Marli Taborda Bianco, pesquisas recentes comprovam que a ingestão de algumas vitaminas e minerais influencia a produção e a absorção dos neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e pela felicidade, como a serotonina e as endorfinas.

De acordo com a especialista, o zinco, o magnésio, o triptofano e as vitaminas E, C e B6 são os nutrientes que mais estimulam a produção desses hormônios. Facilmente encontrados nos cereais integrais, frutos do mar, folhas verde-escuras e leguminosas e nas frutas, essas substâncias garantem uma melhora significativa na qualidade de vida das pessoas, principalmente das mulheres, já que trazem resultados excepcionais na diminuição dos sintomas da TPM.  “Sem contar que esses nutrientes ajudam a manter o organismo funcionando, evitam o acúmulo de gorduras e, ainda, ajudam a manter o peso”, acrescenta.

Para desfrutar dessas propriedades é preciso ingerir doses diárias dessas vitaminas e minerais. Os alimentos que mais concentram esses nutrientes são os cereais integrais (arroz integral, centeio, aveia, gérmen de trigo, quinoa, gergelim), as leguminosas (lentilha, grão-de-bico, ervilha, feijões, favas), as folhas verde-escuras (agrião, rúcula, mostarda, couve), as frutas (banana, laranja, acerola, manga, morango, limão e tangerina) e as oleaginosas (castanha-do-pará, nozes, avelã, pistache, castanha-de-caju, amêndoas). O ideal é combinar pelo menos um representante de cada um desses grupos nas refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário