quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dicas para dar fim à compulsão alimentar


Você é do tipo que, diante de uma dificuldade, vai buscar consolo em doces ou frituras? Pois muitos dos pacientes do clínico geral e psicoterapeuta argentino Máximo Ravenno são. E depois de atender tantos casos assim, ele decidiu escrever um livro, "A Teia de Aranha Alimentar" (Ed. Guarda-Chuva), em que relata um método simples para você se sentir saciada e eliminar a compulsão alimentar da sua vida. Preparada?

Identifique como a compulsão age

Quando você come alguma coisa que gosta seu cérebro percebe esta sensação como algo bom. Logo, diante de uma situação de stress ou dificuldade, a primeira medida do seu cérebro sera tentar buscar conforto em algo prazeroso, como aquela comida gostosa. Dessa maneira, um ciclo vicioso se forma. Você pode não sentir a necessidade todos os dias, mas a ideia de que comida saborosa é a maneira certa de lidar com a dificuldade está lá.

Sem que a gente perceba, o nosso cérebro se vale de alguns mecanismos de defesa para perpetuar o ciclo da comida como escape. Conhecendo todos eles você estará melhor preparada para enfretá-los. Confira:

Racionalizar: procurar desculpas palpáveis para o seu problema. Por exemplo, falar para si mesma que sua falta de tempo é a grande responsável por uma alimentação descuidada.

Desatenção seletiva: Você costuma se olhar no espelho em qualquer situação possível? Pois fique atenta: quem está acima do peso passa a evitar essas olhadinhas no espelho, inconscientemente, para não ver a situação em que se encontra.

Deslocamento: Sabe quando você convida os amigos para baterem um papo e comer pizza? Pois é, esta aparentemente inocente situação mostra como adaptamos nossos hobbies para envolver programas gastronômicos. Que tal marcar o bate papo em um parque, enquanto passeiam?

Isolamento: Seu corpo passa a reprimir os sentimentos negativos que poderiam impulsionar uma mudança. Você passa, por exemplo, a se acostumar a vestir manequim 48.

Formação reativa: Sabe aquele ditado "Quem desdenha quer comprar"? Pois funciona de forma parecida. Por exemplo, você passa a associar magreza com doença, enquanto a gordura está associada com saúde.

O método
Conheça os 3 passos que poderão te ajudar
1. Reduza o excesso de comida: "A sensação de não ter comido o suficiente desaparece em 48 horas e a saciedade voltará naturalmente", diz o médico. Para ajudar, evite carboidratos, gordura e sal. Assim você diminuirá sua fome e seu impulso de resolver suas dificuldades comendo.

.2. Aprenda a dizer não: Diante de algo muito tentador, tenha força de vontade para dizer "não". Esta escolha irá impulsionar outras, como começar a comer porções menores. Saiba que comer muito não irá fazer com que seus problemas desapareçam. Mas comer pouco fará com que sua compulsão diminua.

3. Evite beliscar entre cada refeição. O ideal, segundo o dr. Ravenno, é comer quatro vezes ao dia. Assim, você irá sentir menos fome e será possível controlar sua vontade.

Fonte: M de Mulher 

2 comentários:

  1. Essas dicas são exatamente o que uma pessoa compulsiva não consegue fazer. Não conseguimos raciocinar e mesmo que percebemos estar errados o fazemos e pronto. Dizemos não com a mente mas pegamos e comemos, internamente brigando conosco enquanto parece que a mão e a boca são seres com vontade e comando próprios. Não é a falta de saciedade, sentimos a saciedade, mas se ainda há comida, comemos e pronto mesmo quando já estamos desconfortáveis com o estomago cheio.

    Eu como sabendo que não preciso, dizendo a mim mesma que não é certo e passando mal de estomago cheio ou enjoada, só por que tem a possibilidade de fazê-lo.

    Olhando essas dicas fico pensando que devo ser mesmo doente, por que não consigo segui-las.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, para quem tem esse comportamento não é tão facil simplesmente dizer não vou comer, ou controlar horario e o que come, porque durante a compulsão não se pensa em nada, é um descontrole geral, não tem tempo pra organizar o que vai comer, come tudo que estiver ao seu alcance. Já tomo muita medicação pra ansiedade e depressão, fiz terapia e ate agora entendi tudo que tenho de errado e que preciso melhorar, mas não consigo fazer.

    ResponderExcluir