quarta-feira, 13 de junho de 2012

O metrô de Moscou


Já falamos aqui sobre o metrô de Estocolmo, com lindas obras de arte. Agora vamos mostrar as belíssimas linhas do metrô em Moscou, na Rússia, considerado um museu subterrâneo.
Ele foi inaugurado em 1935, durante o governo de Joseph Stalin, com 11 km. Hoje são aproximadamente 305 km, que ligam até uma cidade periférica, Krasnogorsk. A princípio, o metrô iria servir também como abrigo anti-bombas e, por isso, foi tão decorado, para agradar aos olhos e também promover o estilo de vida comunista. Com um estilo austero e discreto, o metrô reúne esculturas, lustres e até pinturas em suas paredes.
Não são muitas as informações em outros idiomas e até as placas com os sentidos são escritas em cirílico (o alfabeto em que o idioma russo se baseia). Porém, para não errar, dentro do vagão, o sentido é narrado por uma voz masculina ou feminina. Se a voz for masculina, então o sentido é central (ao trabalho). Se for feminina, o sentido é contrário (para casa). Já no sentido horário a voz é masculina, no sentido anti-horário, feminina.
As estações mais interessantes para conhecer são: Kievskaya (linha azul, com mosaicos dedicados à vida do povo ucraniano), Komsomolskaya (linha circular, mosaicos no teto), Mayakovskaya (linha verde, belamente adornada), Ploshchad Revolutsii (linha azul, escultura do povo proletariado russo), Arbatskaya (linha azul, interior bonito e simples) e Chkalovskaya (linha verde claro, inspirado na aviação, com um design futurista e minimalista).
Nos dias de semana, os trens passam de 90 em 90 segundos, em média.  

E ai, ficou com muita vontade de ir até a Rússia encarar o metrô às 18h?







Nenhum comentário:

Postar um comentário