quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Alimentos que emagrecem


O organismo gasta calorias para aproveitar os nutrientes vindos da comida. Alguns itens demoram mais para serem digeridos, induzindo o corpo a um gasto calórico maior. Há, ainda, alimentos que instigam o cérebro a acionar o metabolismo. Outros promovem a saciedade rapidamente. Todos eles têm um ponto em comum: além de fornecer nutrientes, ajudam a queimar gordura e não podem ficar fora do cardápio diário. Veja quais são:

Pimenta vermelha: Esse tipo de condimento possui capsaicina, substância que atua no cérebro, estimulando o processo de queima de gordura
Iogurte desnatado: Iogurtes e leites desnatados são enriquecidos com cálcio mineral que ajuda a emagrecer.
Gengibre: Estudos chineses e ingleses constataram que um pedaço diário do condimento (cerca de 5 cm) também acelera em 20% o metabolismo.
Ovo: Vários estudos demonstraram que esse alimento detona os excessos por induzir o organismo à saciedade.
Pera: Uma pera média tem 6 g de pectina. Trata-se da fruta com a maior quantidade desse tipo de fibra, e logo depois vem a maçã, com 3 g em uma unidade média. O consumo de apenas uma pera representa 12% da necessidade diária de fibras.
Brócolis: São fonte de um poderoso antioxidante, a vitamina C, além de fibras que fazem o organismo consumir mais calorias na digestão.
Linhaça: Segundo um estudo feito na Unesp em Botucatu, a semente da linhaça concentra muito mais fibras que outros campeões desse nutriente, como a pera e o próprio brócolis. Esse tipo de gordura estimula o bom funcionamento do sistema nervoso, afiando a memória e o poder de concentração.


Chá-verde: Segundo pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, 1 xícara consumida entre 5 e 10 minutos antes do café da manhã, do almoço e do jantar é capaz de acelerar o metabolismo.
Sopa: Um estudo da Universidade de Purdue, nos EUA, revelou que 1 xícara de caldo de frango é capaz de ajudar a afinar tanto quanto um filé magro.
Vinagre: Esse tempero deixa a digestão mais lenta, o que aumenta a queima de calorias.
Sardinha: Um filé concentra entre 1,5 e 2,5 g de ômega 3. O nutriente acelera o processo de produção de energia para que o organismo realize suas funções vitais.

Laranja: Segundo o estudo da Unesp de Botucatu, a casca da fruta possui mais fibras que a própria polpa. Uma unidade (200 g) guarda 12,96 g desse nutriente na casca e 1,84 g na polpa. Não é sem motivo que os chás à base de casca de laranja são recomendados para quem quer emagrecer.
Cereal matinal e aveia: O consumo de uma tigela pequena de cereais integrais é capaz de diminuir o apetite nas refeições seguintes.
Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário