quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fim de ano sem stress


    O fim de ano traz muitas festividades, mas pode resultar também em muito estresse, segundo pesquisa feita pela Isma-BR (Internacional Stress Management Association do Brasil). A partir da terceira semana de novembro, o estresse do brasileiro aumenta em 75%.
    Mas você pode reduzir os problemas se tomar algumas atitudes simples. Veja agora dez dicas para aproveitar as festas de uma maneira bem mais tranquila.

Priorize: reflita sobre o que é mais importante e planeje com antecedencia. Identificar claramente uma meta é essencial para evitar uma agenda tumultuada.

Organize: planejamento é a palavra-chave. Escreva seus compromissos especificando dia, hora e tempo de duração, e não esqueça de deixar um tempo extra para imprevistos.

Diga não: quando não houver tempo suficiente para todos os compromissos, recuse as tarefas que não poderá cumprir e escolha as que preferir.

Inove: use a criatividade e a flexibilidade para encontrar caminhos mais simples de fazer o que é necessário. Ao invés de fazer uma torta que dá um trabalhão na ceia, você pode inovar com uma receita mais simples, por exemplo.

Matenha o Foco: no trabalho, a carga de trabalho normalmente cresce no fim de ano. Portanto, mantenha o foco para terminar tudo dentro do horário, e assim ter mais tempo para outras tarefas.

Controle os Gastos: saber que se está gastando mais do que pode causa estresse, mesmo que a fatura venha só em janeiro. Portanto, faça um planejamento financeiro e tenha disciplina para segui-lo.

Durma bem: mesmo com tantos compromissos extras, tente não sacrificar o seu sono. Afinal, quem não dorme o suficiente já acorda estressado.

Exercite-se: atividades físicas dão mais disposição para o dia a dia, e evitar exageros que possam prejudicar a saúde também é importante.

Respire: é possível manter a calma em meio ao caos das lojas e do trânsito, se você se concentrar no que está fazendo. Não desperdice energia com reclamação e tente evitar o que te tira do sério.

Aproveite: mesmo que alguma coisa não dê certo, tente aproveitar os bons momentos. Afinal, todas essas festas estão aí para serem celebradas.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário