quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como fazer as crianças ajudarem nas tarefas da casa


Conseguir envolver os filhos nas tarefas de casa sem brigas é possível, mas não acontece em um piscar de olhos. É parte de um processo lento, diário, que inclui toda a família, exige paciência e respeito com o outro. Mas funciona e vale a pena. Além de autonomia, as crianças também conquistam independência e maior desenvoltura no convívio social.
Especialistas e pais que aprenderam a lidar com a situação na prática são unânimes: para o filho contribuir com os afazeres domésticos, é preciso começar de pequeno. A criança pode fazer quase todas as tarefas em qualquer idade, desde que não seja perigoso e que se aceite os resultados de acordo com a capacidade de cada um.
Orientar e dar dicas de como lavar a louça, passar um pano na mesa ou guardar a roupa no armário também é importante, assim como elogiar sempre e incentivá-la a continuar. Os pais precisam ter paciência e dar uma autonomia progressiva, sem exigir que os resultados da criança fiquem iguais ao de um adulto.
O exemplo também é importante. Não dá para exigir dos filhos que façam a cama e lavem a louça se os pais não fazem nenhuma das tarefas domésticas, delegando tudo à empregada. O exemplo vem de dentro de casa: se cuidar do próprio espaço, arrumar a cama, colocar e tirar a mesa e deixar as coisas em ordem faz parte da rotina dos adultos, para as crianças será natural também.
O final de semana também é ideal para incentivar a criança nos afazeres domésticos, pois não há a pressão dos horários da escola, inglês e natação, e estão todos em casa e é possível fazer tarefas mais elaboradas. As tarefas que envolvem organização, por exemplo, são ótimas para o amadurecimento da criança, que cresce aprendendo a planejar e organizar as coisas.
Já se seu filho não é mais criança, e sim adolescente, fazê-lo ajudar pode ser ainda mais complicado. Mas esse é um tema para o próximo post.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário