quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dicas para um jardim florido


 A saúde e vivacidade de um jardim e suas flores e plantas pode depender de vários fatores. Todos os jardineiros têm os seus truques e abaixo você pode  ver alguns dos melhores para o ajudar a manter o seu jardim impecável.
Conheça cada centímetro de terra. Um bom jardineiro tem de saber o potencial do seu jardim, ou seja, tem de conhecer muito bem cada centímetro de solo, como quais as áreas recebem mais sol, sombra e vento. Pode-se também testar a terra para determinar os seus níveis de pH. Assim, pode escolher as melhores espécies para o seu jardim e plantá-las nos locais apropriados.
Qualidade em vez de quantidade. A beleza das plantas e flores pode levar-nos a comprar mais do que necessitamos. É importante saber quanto espaço há disponível para não plantar em excesso. Muitas plantas juntas não são sinónimo de um jardim saudável.
A melhor escolha. Saiba que as espécies baixas e largas são mais estáveis e resistentes do que as mais altas e esguias. Se comprar plantas em vasos ou outros recipientes, observe sempre o fundo para certificar que as raízes não estejam muito torcidas e compactas, e que não contenham insectos ou qualquer doença. Evite, também, comprar flores que já floresceram, porque estas têm uma menor resistência à plantação.
Orçamentos grandes e pequenos. Além de todo o trabalho que um jardim implica, também não é propriamente barato de se manter um. Comprar fora de época e estar atento a promoções, ou trocar mudas e enxertos com amigos pode ajudar a poupar dinheiro.
Faça-se luz. Nem todos temos a sorte de ter um jardim com uma exposição solar otimizada. No entanto, você pode potenciar a luz direta apararando árvores e plantas de forma a deixar passar mais raios de sol nas áreas em que mais precisa deles.
Água preciosa. A água é um bem essencial que deve ser preservado e utilizado inteligentemente também no jardim. Na hora de semear, agrupe aquelas plantas que necessitam de mais água, colocando-as o mais próximo possível. Evite regar o jardim no meio do dia, quando as temperaturas estão mais elevadas, poia as plantas absorvem mais e melhor se forem regadas de manhã cedo ou à noite.
Uma equipe vencedora. Existem dezenas de combinações entre plantas e flores que resultam num jardim mais desenvolvido, saudável e bonito. Por exemplo, os malmequeres são óptimos para proteger os tomates de pragas e a hortelã-pimenta defende o repolho das traças. Outros “casais de jardim” são ótimos para confundir e repelar insetos, melhorar a qualidade do solo, resguardar as plantas do vento, potenciar os sabores da fruta e vegetais. Descubra a equipe vencedora para o seu jardim.
De água para leite. Sabia que o leite pode ser um potente fungicida quando aplicado, em forma de spray, nas folhas de plantas e flores? Aplique o leite puro ou então diluído com água, evitando assim produtos não prejudiciais para algumas plantas.
O poder do mulching. O mulching é uma das técnicas de jardinagem mais populares e que implica a aplicação de uma camada protetora de material orgânico sobre o solo com o intuito de preservar a humidade da terra, prevenir o crescimento de ervas daninhas e assegurar a vitalidade dos nutrientes do solo. Os compostos orgânicos mais utilizados incluem raspas de madeira, folhas, relva cortada, palha e até papel de jornal triturado.
Utensílios de jardim impecáveis. Só porque o material de jardinagem está em contato contínuo com a terra, não significa que não deve ser lavados. A não lavagem dos utensílios de jardim pode facilitar a transmissão de pestes ou insectos entre as plantas, além de enferrujar as ferramentas.
Jardinagem em vasos. Seja pela sua beleza ou pela falta de espaço, a jardinagem em vasos é uma grande tendência. No entanto, não se deve utilizar a terra do seu jardim para encher esses mesmos vasos porque ela irá se tornar muito compacta e dura, resultando na morte das plantas. Há terras específicas para vasos que, curiosamente, não contém muita terra, mas sim misturas que, embora necessitem de água em abundância, asseguram uma boa circulação de ar e drenagem do solo.
Flores. Para garantir botões sempre abertos e um cenário colorido, é necessário remover todas as flores secas de uma planta para que esta possa voltar a florescer. Caso contrário, ela irá se concentrar em produzir mais sementes e não voltará a abrir tão depressa.

Fonte: O Meu Jardim



Nenhum comentário:

Postar um comentário