sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Truques para seu filho comer melhor


Desesperados para ver os filhos se alimentarem corretamente, muitos pais usam chantagens pouco corretas. Ameaças como “se você não comer a salada, vai ficar sem videogame a semana toda” são pouco eficazes. Além de estabelecerem a alface como algo horrível e o videogame como algo incrível, elas podem gerar um estresse desnecessário entre adultos e crianças. O melhor é apostar em alguns truques práticos para fazer seu filho mudar de ideia em relação às comidas saudáveis. Com paciência, bom-humor e criatividade, você pode acabar com o sofrimento da hora das refeições. Confira.

Capriche na apresentação do prato
As crianças comem, sim, com os olhos, e um prato bem decorado e colorido faz toda a diferença. Vale desde colocar mais cores até montar carinhas com os alimentos.

 Invista em alimentos pequenos
A lógica é simples: alimentos em miniatura fazem com que as crianças sintam que aquilo foi feito só para ela. Mini legumes, folhas de rúcula “baby” ou até ovinhos de codorna, por exemplo, tendem a agradar bastante.

Evite bebidas durante a refeição
Os líquidos ajudam a saciar a fome, ou dão a sensação de saciedade, Prefira oferecer água ou suco, portanto, somente depois do almoço ou da janta. 

Ofereça primeiro o que ele menos gosta
A maioria das famílias costuma fazer o contrário, mas o melhor para a criança que não come verduras é tê-las à vista antes dos outros pratos da refeição, quando ainda estiver com fome.

Mantenha os alimentos saudáveis em lugares acessíveis
É uma boa manter as frutas expostas na cozinha, ou até já lavadas e cortadas na geladeira, prontas para uma criança faminta. A fórmula também pode funcionar para legumes, como cenouras e pepinos.

Cozinhe com seu filho
Estimular a criança a colocar a mão na massa pode fazê-la se alimentar melhor, pois cozinhar diminui a resistência a novos pratos.
 

Envolva a criança na escolha do cardápio da semana
A diversão é a isca perfeita para envolver uma criança também na alimentação. Conte com a ajuda dela para montar o cardápio da semana. Peça a ela para escolher um prato enquanto os pais escolhem outro. Essa integração faz com que aquele momento seja saudável e a criança não se sinta cobrada. 

Fique tranquilo com a sujeira
Quando seus filhos são pequenos, os incentive a descobrir novos sabores e texturas, sem se preocupar demais com a sujeira.

Leve seu filho ao mercado ou faça uma hortinha em casa
Levar as crianças para as compras do mês também pode ser uma ótima ideia para envolvê-los com a alimentação. Se o seu filho transforma as compras em uma guerra sem fim por cada guloseima dos corredores, outra alternativa é fazer uma hortinha em casa.

Transforme o ato de comer em uma brincadeira
O uso da imaginação empolga – e muito – as crianças. Usar referências que a criança conhece, como o espinafre do Popeye ou o prato favorito de outro personagem, pode fazer com que ela tenha uma identificação maior com o alimento.

Varie os formatos
Disfarce os alimentos rejeitados em pratos diferentes. O truque pode ser o ponto de partida para a criança começar a mudar de ideia. Se ela não come beterraba, que tal acrescentar o tubérculo na massa e fazer panquecas cor-de-rosa? Mas não pode virar uma rotina, é importante ela saber o que está comendo.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário